terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Projetando Embalagens Laminadas: a tecnologia em camadas - Parte 2


Agora vamos conhecer exemplos práticos das diferentes composições estruturais em função do conteúdo a ser acondicionado.



Neste caso, o importante é a força de laminação. A rigidez é conferida pelo próprio conteúdo da embalagem.


Os adesivos de média performance precisam de boa compatibilidade com o agente deslizante, por conta das estruturas laminadas com filmes metalizados e alumínio. Podemos perceber também que a embalagem ganha um pouco mais de rigidez por conta da perda dessa qualidade por parte do conteúdo.


Os adesivos de média-alta performance  são utilizados com filmes de alta concentração de aditivo deslizante, devido ao fato das estruturas serem utilizadas no envase de produtos quentes. A marca mais comumente utilizada neste tipo de aplicação é a LIOFOL, da Henkel.


Os adesivos de alta performance possuem grande resistência química, térmica e mecânica. Isto ocorre por causa da necessidade do processo industrial denominado “retortable”, onde a embalagem passa por um processo de esterilização, normalmente a altas temperaturas. Geralmente, as embalagens que utilizam esse adesivo são as mais rígidas entre as laminadas.
Ainda Sobre os tipos de adesivos, há outros que também podem ser utilizados na laminação, como por exemplo, os Hotmelt e os de selagem a frio, que são cabíveis em casos específicos como mostram os exemplos a seguir:


Todas essas tecnologias de aplicação se consolidaram no mercado, permitindo um grande avanço na indústria de embalagens. E o processo evolutivo ainda está longe de se estagnar. 

FONTE: Blog adesivo Embalagem
http://www.blogadesivoembalagem.com.br/posts/24

Nenhum comentário:

Postar um comentário