quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CARNAVAL 2013 (SP): Folia, Inovação e Ações Sustentáveis com a Tetra Pak





No dia 8 de Fevereiro, a escola de samba Vai-Vai apresentará toda a cultura dos vinhos do Brasil no carnaval com o tema: “Sangue da terra, videira da vida um brinde de amor em plena avenida, Vinhos do Brasil!”

Em parceria com a Vinícola Aurora (Bento Gonçalves), três tipos de vinhos serão envasados em embalagens cartonadas assépticas produzidas pela Tetra Pak, modelo Tetra Prisma® Aseptic de 250 ml, especialmente criadas pelo Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho.

O Saint Germain Branco Suave foi escolhido como vinho oficial na categoria “branco aromático” em degustação oficial, às cegas, realizada no ano passado na quadra da Escola de Samba Vai Vai, em São Paulo, com especialistas brasileiros, representantes do setor vinícola do Brasil e da comunidade do samba. Além desse, mais dois vinhos serão envasados: o Arbo Merlot, da Vinícola Perini (Farroupilha) e o Quinta Jubair Tinto Suave, da Goés (SP). Os vinhos serão distribuídos nos camarotes do Anhembi e comercializados nas arquibancadas, a preços populares. No total, serão envasadas e distribuídas 180 mil embalagens.


Após a folia, a conscientização sustentável também é levada em conta. A Tetra Pak apoiará a Cooperativa Crescer, que pelo quinto ano consecutivo será responsável pela coleta seletiva no sambódromo do Anhembi. A empresa oferecerá big bags, onde serão depositados os materiais recolhidos pelos cooperados e ainda disponibilizará coletores de material reciclável nas áreas de grande circulação. A coleta acontecerá nos desfiles do grupo especial, de acesso e das campeãs e ajudará a destinar corretamente o material reciclável gerado durante os dias do evento.

As embalagens cartonadas assépticas são obtidas por um processo de laminação de camadas alternadas de polietileno, papel e alumínio. Assim, o resultado preserva as propriedades da bebida e dispensa proteção da luminosidade pois não necessita de cuidados convencionais para seu armazenamento. Elas também se mostram práticas e seguras. Visto serem  mais leves, mesmo em caso de queda não quebram e não produzem bordas cortantes. Além disso, é ecologicamente mais viável pois é 100% reciclável e formada com 75% de papel, matéria-prima renovável e certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council), com a garantia que o material é proveniente de áreas florestais manejadas de forma responsável.

De acordo com Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, levar o conceito de sustentabilidade para os mais diversos públicos é o principal desafio da empresa. “Mesmo nos momentos de descontração, queremos despertar o interesse das pessoas para a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente”.

 FONTES: Tetra Pak, Revista EmbalagemMarca, Vinícola Aurora

Nenhum comentário:

Postar um comentário