sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CARNAVAL 2013 (RJ): Folia, Inovação e Ações Sustentáveis com AfroReggae e o Bloco "Vagalume, o Verde"







Trio Elétrico? Não.   Xixi Elétrico!!!

O projeto “Xixi Elétrico” vai incentivar os foliões do carnaval carioca a usarem um mictório especial, que aproveita a urina para gerar energia. O mecanismo, inspirado nas usinas hidrelétricas, vai ajudar a abastecer o desfile do bloco AfroReggae.
Embora a notícia possa soar estranha para muitas pessoas, o projeto “Xixi Elétrico” é uma forma sustentável de convencer os foliões a urinarem nos locais adequados. A iniciativa também é um meio inovador de geração de energia limpa. “A eletricidade gerada pelo xixi pode ser aplicada para qualquer outro fim”, conta Lucas Tristão, um dos idealizadores do projeto.
O mictório será instalado no dia nove de fevereiro, no posto 9 da orla da praia de Ipanema. Para gerar energia, o equipamento aproveitará o fluxo da urina dos foliões, que vai mover um dínamo instalado no mecanismo. Em seguida, a força será armazenada em uma bateria que abastecerá parcialmente o trio durante o desfile.
“A eletricidade produzida pela urina vai ser responsável por um acréscimo na diversão. Ou seja, festa extra para os foliões. Por isso, quanto menos xixi na rua, mais a festa continua”, explica Tristão, animado com o projeto.
A ação é uma forma criativa de coibir os foliões que utilizam as ruas da cidade como banheiro.  No ano passado, as autoridades passaram a deter as pessoas que foram flagradas fazendo xixi em lugares inadequados. Além disso, a prefeitura do Rio de Janeiro realizou uma campanha para orientar os foliões a não urinarem nas vias públicas.
“A gente quer, através de uma ideia divertida, abrir os olhos do grande público para a importância de não fazer xixi na rua. Quem sabe, se a coisa der certo, no ano que vem a gente não tem muito mais mictórios?”, finaliza o idealizador do projeto.

Do Lixo: Fantasias e Alegorias Ecologicamente Corretas

Depois do trio elétrico movido a xixi, o carnaval do Rio de Janeiro apresenta mais uma atração ecológica: o bloco “Vagalume, O Verde” que já assumiu diversas ações sustentáveis.
Uma das iniciativas do bloco carioca foi desenvolver fantasias e alegorias com material reciclável a partir do lixo. “O cocar indígena que estamos produzindo para os cem integrantes da bateria, por exemplo, é elaborado a partir de embalagens tetrapak e sobras de tecido”, explicou Rodrigo Rezende, presidente da Liga dos Amigos do Zé Pereira, ao Jornal O Dia.
Até mesmo o vagalume, que é símbolo do bloco, foi construído com materiais recicláveis. Há também outros detalhes ecológicos que só poderão ser vistos no dia do desfile.
Outra ação interessante é a coleta seletiva de lixo que será realizada em parceria com a Cooperativa de Catadores - CCOPRJ. Para quem acha que bituca não é lixo, a empresa Bituca Verde estará no local distribuindo “porta-bitucas” para o folião fumante descartar seus cigarros.
O “Vagalume” busca agregar pessoas de todas as idades, mesmo com condições limitadas, exemplo disso é que haverá espaço adequado para foliões idosos, crianças e para pessoas com necessidades especiais. Além disso, a estrutura terá também banheiros adaptados.
O bloco integra o Projeto Carnaval + Rio e terá como enredo de 2013 “O jardineiro fiel”, com repertório em homenagem a grandes sambistas, como João Nogueira, Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Nei Lopes, Candeia, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, entre outros.
A última ação será o plantio de mudas doadas pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio com o intuito de neutralizar as emissões de carbono no ambiente. A iniciativa contará com a ajuda de voluntários e moradores locais em áreas previamente autorizadas. A previsão é que a atividade ocorra em março.


FONTE: Jornal O Dia e CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário