segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Selo PRÓ AMENDOIM: A Mensagem nas Embalagens



Já comeu amendoim na praia? Já comprou paçoca no ônibus? Já petiscou bolinhas crocantes de amendoim num bate papo com amigos num barzinho? Agora uma pergunta chave: Em alguma dessas ocasiões, já passou mal?

Pois bem, uma em cada dez pessoas que consomem amendoim ou seus derivados, passam mal. Isso pode ocorrer quando a produção desses alimentos não está dentro dos padrões nacionais e internacionais de qualidade. Além de bactérias simples que podem causar apenas uma dor de barriga ou mal estar, amendoins sem padrões de qualidade podem conter aflatoxinas, substâncias que podem causar doenças como câncer, cirrose e distúrbios nervosos.

Por isso preste atenção a mais uma informação importante trazida nas embalagens deste alimento e seus derivados em forma de selo.

O Selo “Amendoim de Qualidade ABICAB” foi criado e implantado em agosto de 2002, pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - ABICAB, durante a segunda fase do Programa Pró-Amendoim, para o fortalecimento da imagem positiva do amendoim enquanto alimento e garantia de fabricação segura de seus produtos derivados de amendoim.

O selo surgiu com o objetivo de estimular o consumo de amendoim no Brasil, assegurando a qualidade do alimento, que deve ser incorporado na dieta alimentar do brasileiro, pelo seu elevado valor protéico, energético e funcional.


Passados 8 anos do Programa Pró-Amendoim e tendo atingido plenamente todos os objetivos propostos no início do Programa, a ABICAB iniciou um movimento de atualização e renovação do Pró-Amendoim, iniciando-se pela modernização do Selo, passando o mesmo Selo anterior e com os mesmos critérios, a denominar-se doravante “SELO QUALIDADE CERTIFICADA PRÓ-AMENDOIM ABICAB”.


As empresas associadas ao Programa Pró-Amendoim firmam um acordo com a ABICAB se comprometendo a manter em sua empresa o comportamento ético industrial, implantando Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) que abrangem um conjunto de medidas para garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos, além de garantir a produção de alimentos seguros à saúde do consumidor.

A empresa também se compromete a atender os 15 itens auditados do programa Pró-Amendoim, conforme descritos a seguir:


PROGRAMA PRÓ-AMENDOIM
Lista de Verificação para Auditorias nas Indústrias
ITENS AUDITORADOS
AVALIAÇÃO
1) BPF- Boas Práticas de Fabricação (responsabilidade técnica e supervisão):
Verifica se o programa de Boas Práticas de Fabricação tem aplicação garantida por um responsável técnico.
2) Edificações e instalações:
Avalia a adequação das condições estruturais e instalações da empresa, que devem permitir higienização e ausência de contaminantes.
3) Fluxo de processo:
Avalia se os fluxos de processos, materiais e pessoal são lineares, de maneira a minimizar o risco de contaminações cruzadas.
4) Controles de processo  Equipamentos e utensílios:
Avalia se os equipamentos e utensílios utilizados no processo permitem fácil limpeza e desinfecção, e se os controles de processo são efetuados de modo a garantir as caracteristicas do produto.
5) Recepção:
Inspeção de qualidade no recebimento e matérias-primas e materiais de embalagem, garantindo segurança e atendimento ao padrão de qualidade requerido.
6) Laboratório de análises e controle de qualidade:
Análise do atendimento aos padrões de identidade e aos itens de verificação e controles internos. Especialmente para aflatoxinas, deve haver sistemática de análises com amostragem e metodologias reconhecidas.
7) Tratamento de não conformidades:
Verifica se a empresa garante a identificação, segregação e disposição de produtos não conformes, de maneira a prevenir sua utilização.
8) Estocagem e preservação:
A empresa deve garantir que as áreas de estocagem de materiais estejam protegidas e que as condições de estocagem permitam que os produtos se mantenham íntegros e livres de contaminantes.
9) Limpeza e desinfecção:
Avalia se a empresa possui e cumpre os procedimentos de limpeza e desinfecção de instalações, equipamentos e utensílios, de forma a garantir a ausência de contaminantes. Os produtos de limpeza devem possuir registro no órgão competente e serem manipulados por pessoal treinado.
10) Pessoal:
A empresa deve garantir que os colaboradores utilizem os uniformes adequados, possuir treinamentos em higiene para manipulação de alimentos e Boas Práticas de Fabricação, além de exames médicos periódicos nos trabalhadores.
11) Controle de pragas:
Verfica se os procedimentos de monitoramento e controle de pragas são cumpridos, visando ausência de contaminação em áreas produtivas.
12) Meio ambiente:
Verifica a disposição de resíduos e efluentes para evitar contaminação de produtos e água potável.
13) Rastreabilidade:
A empresa deve possuir um sistema que permite rastrear matérias-primas e controles de processo, a partir dos lotes de produtos acabados e um processo para recolhimento de produtos no caso de anormalidades detectadas.
14) Fornecedores:
Avalia se há uma sistemática implantada para avaliação de fornecedores de matérias-primas, produtos e serviços que impactem na qualidade, definindo claramente os critérios de avaliação.
15) Etapas preliminares APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle:
A empresa deve ter algumas etapas do programa APPCC, efetivamente implantadas, a fim de garantir a qualidade e a segurança dos alimentos produzidos.



O “Selo Amendoim de Qualidade Abicab” é uma conquista do setor e garante a segurança dos produtos de amendoim fabricados pelas empresas que cumprem as normas requeridas, e detém a autorização para seu uso.
Para o consumidor, este selo é a garantia de que ele está comprando alimentos de qualidade assegurada.

Portanto, agora fique atento à mensagem trazida por este selo nas embalagens! 
;)

Por Débora Higino Sodré
FONTE: ABICAB







Nenhum comentário:

Postar um comentário