quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Projetando Embalagens Laminadas: a tecnologia em camadas - Parte 3

Completando nossa série de posts sobre as tecnologias para laminação, veremos uma interessante nova área de aplicação para aumentar a qualidade e reduzir custos no processo de industrialização de cartões de crédito e similares.


Os cartões, fabricados com material PVC, também são produzidos através do processo de laminação. Porém, a novidade está em que, ao invés de utilizar adesivos comuns à esse processo, foi adaptado o uso do  Liofol 6445 da Henkel, uma dispersão aquosa de adesivo poliuretânico termoativável.
Este adesivo mostrou vantagens interessantes no processo de aplicação por silk screen, com ótima adesão nos substratos que compõem cartões de crédito.
O processo utiliza a laminação a quente, que resulta na melhor qualidade possível de  encapsulamento, com uma fixação altamente resistente entre os materiais.


Primeiramente, a aplicação do adesivo é feita por serigrafia, sem diluição, em equipamento automático, sobre a placa de PVC branca impressa.
Em seguida, a estrutura é colocada em uma estante para secar à temperatura ambiente, em apenas 15 minutos, o que aumenta bastante a produtividade.
Após isto entra a parte da laminação aquecida. As placas voltam para o processo e mais um filme de PVC transparente é aplicado: 



Esta estrutura é feita em pares, que serão unidos colocando em contato os PVC’s impressos, que serão a frente e o verso do cartão. Os novos conjuntos formados são empilhados e separados por uma proteção para impedir a adesão de um conjunto no outro.

Agora o material está organizado para a próxima etapa do processamento, que é um aquecimento em um forno a 170 graus Celsius para, então, ser refrigerado.
Depois de concluído esse processo, os conjuntos são reorganizados e encaminhados para o corte e acabamento, gerando o produto final.
O uso de Liofol 6445 na produção de cartões de crédito é uma tecnologia recente, mas que já tem se provado mais produtiva, mais econômica e com excelente qualidade de acabamento, sem ocorrências de delaminação.
Além dos cartões de crédito, existem muitos outros produtos que utilizam processos similares, e esta nova forma de aplicação abre portas para outras inovações. A Henkel, fabricante de Liofol, tem incentivado pesquisas e pilotos em vários setores da indústria e dispõe de profissionais especializados para a assessoria necessária no desenvolvimento de novos processos produtivos. 

FONTE: Blog Adesivo Embalagem
http://www.blogadesivoembalagem.com.br/posts/25

Nenhum comentário:

Postar um comentário